Curtir no Facebook

domingo, 19 de novembro de 2017

Achei uma ave na rua | O que Fazer ?



Quando encontramos um ninhego (filhote de ave) no chão, o que devemos fazer para salvá-lo?Em muitos casos, não se deve fazer nada. Tentativas bem-intencionadas geralmente impedem que esses "órfãos" sobrevivam.
      Encontrei um ninhego de alma-de-gato (piaya cayana) atrás do meu carro, num estacionamento. Como ele corria um sério risco de ser atropelado e morto, retirei-o para um local seguro. Mas, se ele já está num local seguro deixe-o como está, pois se é uma ave jovem recém-emplumada, provavelmente, pulou do ninho na primeira tentativa de buscar a independência. Em algumas espécies, aves recém-emplumadas podem ser alimentadas pelos pais no chão. Sua presença humana pode impedir que os pais voltem com a comida. 
     Se a ave ainda é um bebê frágil procure o ninho para onde devolve-lo. Espere algumas horas antes de concluir que pelo menos um dos pais voltaram.
     Se o ninhego estiver no chão dentro do ninho, tente devolvê-los a uma árvore ou arbusto mais próximo. Observe à distância para ver se os pais voltam. Seu cheiro residual não vai causar grande impressão nas aves adultas e não as afastará. Se o ninho estiver quebrado, ou não houver ninho, uma caixa de uvas pode ser amarrada a uma árvore, para substituir.
      Só para lembrar! Se você resolver levar a ave para sua casa e começar a criá-lo como seu, você nunca poderá regularizar essa situação junto ao órgão ambiental. Se você quiser criar um animal silvestre, você deverá comprá-lo num criadouro credenciado pelo governo. Esses criadouros devem cumprir uma série de exigências que minimizam os impactos sobre a fauna.
     Até mesmo uma ave saudável não consegue viver com preparos caseiros de comida de aves, e as exigências alimentares são desanimadoras. Por exemplo, uma autoridade afirma que um estorninho filhote precisa ser alimentado a cada 20 ou 30 minutos, por pelo menos 12 horas ao dia.
      Se a ave estiver ferida, não preste os primeiros socorros, que podem prejudicar mais do que ajudar. Coloque-o numa caixa de sapato coberta com furos para ele respirar e procure a polícia ambiental, um Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão ambiental, veterinário ou um reabilitador de vida animal licenciado e treinado.
      
           Vamos cuidar da natureza de forma consciente.

sábado, 7 de outubro de 2017

Urutau , Mãe-da-Lua ( Nyctibius griseus )





O mestre da Camuflagem - Urutau ou Mãe-da-lua ( Nictibius griseus ).

Durante vários dias acompanhei o desenvolvimento de um ninhego (filhote de ave) de Urutau. Com o resultado das filmagens, produzi um pequeno filme que vocês podem conferir no link aí em cima.

Aqui em baixo, seguem mais algumas informações dessa fantástica ave!

Classificação científica
Reino:Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Nyctibiiformes
Família: Nyctibiidae
                         Chenu & Des Murs, 1851
Espécie: Nyctibius griseus
               (Gmelin, 1789)

Nome em Inglês: Common Potoo
               




Significado do nome científico: do (grego) nux = noite; e bios = vida; nuktibios = aquele que se alimenta na noite; e do (latim) griseus = acinzentado, cinza. ⇒ (Pássaro) cinza que se alimenta a noite.
                                                             Características

"Olho mágico" - O URUTAU possui essa adaptação que é única nas aves. São duas fendas na pálpebra superior, as quais permitem que fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados.

Eles medem entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesam entre 145 e 202 gramas. (Cohn-Haft, 1999).

Essa espécie não apresenta dimorfismo sexual.



https://www.youtube.com/watch?v=E5yVLbK5YTA

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Cabeçudo - Leptopogon amaurocephalus - Banho das Aves - Episódio 1







As aves costumam procurar locais com água para lavarem suas penas. Dessa forma, elas podem se refrescar nos horários mais quentes, como também fazem uma limpeza que ajuda no combate de parasitas.
Esse é o primeiro vídeo, de uma série, mostramos o Cabeçudo ( Leptopogon amaurocephalus) no seu magnífico momento de banho.
A séria Banho das Aves trará diversas espécies de aves, por isso se inscreva no canal para não perder as postagens.

Cabeçudo - Leptopogon amaurocephalus - Banho das Aves - Episódio 1







As aves costumam procurar locais com água para lavarem suas penas. Dessa forma, elas podem se refrescar nos horários mais quentes, como também fazem uma limpeza que ajuda no combate de parasitas.
Esse é o primeiro vídeo, de uma série, mostramos o Cabeçudo ( Leptopogon amaurocephalus) no seu magnífico momento de banho.
A séria Banho das Aves trará diversas espécies de aves, por isso se inscreva no canal para não perder as postagens.

domingo, 25 de junho de 2017

Tuim - O menor psitacídeo do Brasil! (Forpus xanthopterygius)



https://www.youtube.com/watch?v=k8caE...


http://www.wikiaves.com/tuim
      "Tuim

       O tuim, também chamado popularmente de cuiúba, chuim, periquitinho, pacu ou papacum (Ceará), periquitinho-de-são-josé (norte da Bahia,) papacu, tuí e periquito-da-quaresma, é o menor psitacídeo do Brasil.
Nome Científico

      Seu nome científico significa: de Forpus = não explicado, mas provavelmente com origem no (grego) phoreö = possuir; e pous = pé; do (grego) xanthos = amarelo; e pterux = asa. ⇒ Ave que possui o pé e asa amarelos.
É a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros de comprimento e pesa em media 26 gramas. O bico é pequeno e cinza claro. Possui dimorfismo sexual, uma característica rara nas espécies brasileiras da família. O macho é verde-amarelado, com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso; algumas penas na dobra da asa, ombros, parte inferior das costas, e coberteiras caudais são de uma cor azul-violeta. Testa, coroa e lados da cabeça mais esverdeados; parte inferior da cauda verde. A fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos. A cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.

          Forpus xanthopterygius xanthopterygius (Spix 1824)- É a descrita acima. Ocorre no noroeste da argentina, Paraguai, centro e leste do Brasil até a Bahia.
Forpus xanthopterygius flavissimus (Hellmayr 1929). Parecido com a anterior, mas a plumagem em geral é um pouco mais amarelada; testa, área ao redor da base do bico e garganta de uma cor amarelo limão. Todas as marcações azul-violeta são de uma cor mais pálida que a forma anterior. Fêmea também mais amarelada que a da forma nominal. Ocorre no Nordeste do Brasil, do Maranhão até o norte da Bahia.
Forpus xanthopterygius crassirostris (Taczanowski 1883)- Parecido com xanthopterygius, mas a testa é verde-esmeralda. Todos as marcações azul-violeta são mais pálidas, exceto nas secundárias. De tamanho menor, mas com bico mais largo que a forma nominal. Fêmeas parecidas com a de xanthopterygius, mas também possuem a testa verde-esmeralda. Ocorre no noroeste do Peru e sudeste da Colômbia, além da Região Amazônica no Brasil.
            Forpus xanthopterygius olallae Gyldenstolpe 1941 - Muito similar a crassirostris, mas as coberteiras das asas são de uma cor violeta-acinzentada pálida; coberteiras primárias e uropígio são mais escuros. Ocorre exclusivamente na região de Codajas e Itacoatiara, na margem norte do Amazonas, no noroeste do Brasil.
Forpus xanthopterygius flavescens (Salvadori 1891)- como xanthopterygius, mas geralmente levemente mais amarelado; testa e bochechas verde-amareladas; uropígio, coberteiras inferiores das asas e secundárias azuis; parte inferior da cauda verde-azulado pálido. Fêmeas também se distinguem por possuírem a parte inferior da cauda verde-azulada pálida. Leste da Bolívia (Santa Cruz e Beni) e sudeste do Peru.

Reprodução
        Nidifica em ocos de árvores, ninhos artificiais e cupins. Costuma usar ninhos vazios de joão-de-barro e de pica-paus pequenos. As posturas podem ir de 3 a 8 ovos e são incubados pela fêmea, apesar de o macho também ficar longos períodos dentro do ninho. No habitat natural o período de incubação ronda os 17 dias. As crias têm um desenvolvimento muito rápido e são alimentados pelo macho e pela fêmea em intervalos relativamente regulares. Com 20 dias estão cobertos de penas e deixam o ninho pela quarta ou quinta semana de vida já com a plumagem do sexo correspondente.
Hábitos
         Vivem em bandos de até 20 tuins e sempre que pousam, se agrupam em casais. Habitam as bordas das mata ribeirinha, mata seca e cerradões. Muito ativos, deslocam-se por grandes áreas, sempre com gritos de contato. Os chamados são agudos, em tons mais baixos do que os do periquito, além de serem mais curtos. Qualquer novidade na área de alimentação, ninho ou dormida é logo saudada pelos gritos de alarme e contato do grupo. Pousados, ficam camuflados pelas folhas. É surpreendente ver a quantidade que estava invisível na vegetação, depois de um grupo surpreendido levantar voo.
Allopreening: comportamento social onde indivíduos de determinada espécie executam a limpeza em outro indivíduo pertencente ao seu grupo social.
          Os motivos mais aceitos para este comportamento são : remoção de ectoparasitos, posicionamento hierárquico e reestabelecimento do bom convívio.
Distribuição Geográfica
          Ocorre no nordeste, leste e sul do Brasil até o Paraguai e Bolívia, também no alto Amazonas até o Peru e a Colômbia."

http://www.wikiaves.com/tuim

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Ótima notícia para o Brasil! O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ...



          Oi pessoal! Tudo bem? 
          Diante de tantas notícias ruins no brasil, uma notícia boa. 
     Acabou de ser assinado um decreto que autoriza a expansão do Parque Nacional da Chapada dos Vendeiros. Ele passará de 65 mil hectares para 240 mil hectares.
          Mas no que isso é importante? 
          Isso é importante porque o parque nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no Planalto Central do Brasil, e nessa área são formados grandes rios brasileiros. Rios que inclusive abastecem outros países, como: Paraguai, Uruguai e Argentina. Além disso, esse parque preserva uma série de espécies ameaçadas de extinção. espécies que precisam de uma área maior para permanecer existindo 
        Então vamos comemorar e continuar lutando pela melhoria da qualidade ambiental, porque a melhoria da qualidade ambiental é a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Ou seja, uma coisa caminha com a outra, para termos qualidade de vida, precisamos de água limpa, de ar puro, de natureza. Isso é possível e iremos conseguir, se trabalharmos em conjunto, usando a cabeça para buscar melhores soluções. 
          Um grande abraço!
          E continuemos na luta! 
          Até mais!