Curtir no Facebook

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Socó boi caçando e capturando uma rã das grandes





Socó-boi (Tigrisoma lineatum) caçando e capturando uma rã das grandes

Estava percorrendo as trilhas cheias de vida do Pantanal, quando o Socó-boi despertou minha atenção. Em meio a tantas aves pantaneiras, comecei a filmar o Socó-boi. Era manhã e nesse horário os animais ainda estão com fome por conta do jejum da noite recente. O Socó-boi não era diferente e saiu a caça e obteve êxito ao capturar uma pobre rã que se escondia entre os capins. Confesso que torci para que a rã conseguisse fugir, eu sempre torço para a presa. Mas, não teve jeito, a cadeia alimentar tomou seu curso e o Socó-boi desempenhou o papel dele na teia Ecológica.
Esse é o Pantanal, onde o ciclo da vida é presenciado a cada momento.

O socó-boi é uma ave pelecaniformes da família Ardeidae.Conhecido também como socó-pintado, socó-boi-ferrugem, iocó-pinim (Pará) e taiaçu (em tupi, tai = riscado + açu = grande) socó-onça na Amazônia quando o animal é jovem.

Alimentação

Alimenta-se de quase tudo que encontra: crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos. Captura suas presas andando vagarosamente, em águas rasas ou pântanos no interior da floresta. Oculto na densa vegetação, espreita peixes e outros organismos aquáticos ficando em total imobilidade nas margens. Captura sua presa com seu bico afilado, dardejando-a em golpes certeiros e retendo-a entre a maxila e a mandíbula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário