Curtir no Facebook

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Tachã | Canto | inhuma-poca, chaja, anhuma-do-pantanal, tarrã





A Tachã (Chauna torquata) é uma ave anseriforme da família Anhimidae. Também conhecido por inhuma-poca, chajá, anhuma-do-pantanal, tarrã (Rio Grande do Sul) e tachã-do-sul.



Alimenta-se, principalmente, de folhas de plantas aquáticas, apanhadas enquanto caminha pelo brejo ou nas margens, assim como insetos e moluscos.



É monogâmica e territorialista. Pousa nas praias ou nas árvores da mata ribeirinha. Constrói um enorme ninho de folhas emaranhadas sobre um arbusto ou árvore pequena, sempre sobre a água. Coloca de 2 a 7 ovos, chocados durante cerca de 45 dias. Geralmente o macho passa mais tempo chocando os ovos, revezando com a fêmea quando precisar se alimentar mas nunca deixam o ninho sozinho. Os filhotes saem do ninho logo depois de nascerem ou no dia seguinte, cobertos com penugem semelhante a dos patinhos. Caminham com os pais, ficando imóveis e escondidos na vegetação ao primeiro grito de alerta. Os juvenis recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores durante 3 a 4 meses. Os filhotes nascem com plumagem densa, marrom-amarelada. Por volta dos 5 meses completam a plumagem e podem voar.

Muitas vezes, os ninhos são construídos nos brejos conectados aos rios e é possível observar, durante a baixa das águas, as tachãs chocando a poucos metros da calha do rio.



Forma grandes bandos para pernoitar nos banhados, ficando em pé na água rasa. Durante o período reprodutivo são territoriais, afastando as outras tachãs. Depois, chegam a formar grupos de até 20 tachãs.



Ocorre no sudeste do Peru, norte da Bolivia, Paraguay, Uruguay and norte da Argentina , no Brasil ( Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Região Sul).



Fonte:



http://www.wikiaves.com.br/tacha



Link do vídeo:



https://youtu.be/hpRZASxtRo4

Nenhum comentário:

Postar um comentário