Curtir no Facebook

sábado, 14 de dezembro de 2019

Bando de Queixadas, Levei o maior susto,





Levei o maior susto,



Bando de Queixadas,

O(a) queixada (nome científico: Tayassu pecari), também chamado de queixada-ruiva, queixo-ruivo, canela-ruiva, sabucu, tacuité, taiaçu, tajaçu, tanhaçu, tanhocati, taguicati, tiririca, porco-do-mato, pecari, miguel é uma mamífero artiodáctilo da família Tayassuidae e gênero Tayassu. Outrora, tal gênero também incluía o caititu (Pecari tajacu).

Possui ampla distribuição geográfica, ocorrendo desde Veracruz e Oaxaca no México, até a província de Entre Ríos, na Argentina, ocorrendo também na costa do Equador em Esmeraldas e Pichincha. Inicialmente, ocorria por todo o Brasil, mas dado ser uma espécie que exige amplos territórios e é muito sensível à caça, provavelmente já está extinta em alguns locais, como nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. Provavelmente, também está extinto em El Salvador, e apesar de ter sido introduzido em Cuba, em 1930, também não se tem registro da espécie na ilha há muito tempo.

De hábitos diurnos e terrestres, é encontrado desde o Sul do México até o Nordeste da Argentina. Possui cerca de 1 metro de comprimento e pelagem negra com o queixo branco. Vive em bandos que chegam a somar mais de trezentos indivíduos.

Esse animal é amplamente considerado o mais perigoso dos taiassuídeos; diferentemente de seus tímidos parentes, os queixadas atacam de forma agressiva qualquer inimigo, se acuados e, quando um deles está ferido, é normal todo o bando voltar-se para defendê-lo. Há relatos de onças e, até mesmo, porém mais raramente, de humanos que foram mortos por bandos de queixadas furiosos.

Alimenta-se de frutas, sementes, brotos, raizes e folhas, e também de pequenos invertebrados e presas como sapos, lagartos e filhotes de aves. A gestação dura aproximadamente 160 dias, após o que nascem, em geral, dois filhotes.

Nos ajude a produzir mais vídeos! Desde já agradecemos!
Doação 👉
http://www.paypal.me/planetazul

#queixadas #queixada #porcodomato #porcoselvagem #mamíferos #fauna #faunabrasileira #faunadobrasil #animais #animal

Nenhum comentário:

Postar um comentário