A rota de ferry Helsingør – Helsingborg ("rota HH") é uma rota marítima que liga Helsingør (Elsinore), Dinamarca e Helsingborg , Suécia , ao norte e a parte mais estreita do Øresund . Devido à curta distância, que é inferior a 3 milhas náuticas , é uma das rotas internacionais de balsas mais movimentadas do mundo, com cerca de 70 partidas diárias de cada porto. A menção escrita mais antiga da rota remonta ao viajante alemão Adam of Bremenno século 11, mas provavelmente está em uso há muito mais tempo. Antes de 1658, a rota era uma rota dinamarquesa doméstica. Durante vários séculos, a rota tem sido executada regularmente por várias linhas de transporte dinamarquesas. Seu significado aumentou durante a década de 1950, mas desde a inauguração da ponte de Øresund em 2000, no extremo sul de Øresund, ela perdeu um pouco de importância, mas permanece como uma das rotas de balsa mais importantes do mundo, particularmente como uma alternativa mais barata à região. Desde 1952, não são necessários passaportes para cidadãos escandinavos e finlandeses .
Atualmente, a rota é servida pela linha Scandlines de transporte de balsas para carros e uma linha menor de transporte de passageiros conhecida como Sundbusserne [1] ("The Sound Buses"). Os ferries da Scandlines partem mais de 70 vezes por dia, de cada porto. A cada 15 minutos, durante a maior parte do dia, e a cada 12 minutos, durante as semanas de pico do verão, com uma balsa adicional. [2] Como a distância entre a Dinamarca e a Suécia aqui é de apenas 2,5 milhas náuticas (aproximadamente 4 km), o tempo de travessia é de apenas 20 minutos. [3] Enquanto Sundbusserne, atualmente (a partir de janeiro de 2015) sai a cada hora com seu único "ônibus". [4]
A Scandlines utiliza quatro balsas, MF Tycho Brahe , MS Aurora , MF Hamlet e MF Mercandia IV . [5] O M / F Mercandia VIII está disponível e é usado durante a manutenção anual das outras balsas e durante as semanas de pico de julho. [6] As três primeiras balsas mencionadas são navios irmãos e foram adaptadas para esta rota curta. Eles usam pontes de comando duplo e não possuem proa e popa naturais (nem estibordo e lado de bombordo) e, portanto, nunca precisam virar. Aurora, Hamlet e Tycho Brahe também são construídos bastante baixos (acima do nível do mar) e muito amplos. Os navios irmãos Mercandia IV e Mercandia VIII não foram construídos especialmente para esta rota específica, sendo embarcações da chamadaTipo Superflex e possui uma única ponte. Como a ponte está localizada no meio do navio, elas também não precisam se virar para mudar a direção leste / oeste. Embora Mercandia IV e Mercandia VIII pareçam muito diferentes das outras três balsas, todas as cinco balsas se encaixam na mesma categoria, o que permite o tempo de retorno mais rápido possível.
A travessia leva 20 minutos e os navios precisam apenas de 10 minutos no porto; portanto, a mesma balsa sai regularmente dos dois extremos da rota a cada hora.
Atualmente, a Sundbusserne (em fevereiro de 2015) usa apenas o Pernille , um barco de passageiros para cerca de 200 passageiros. Uma barra menor está localizada em sua proa e à ré dois baralhos estão disponíveis para os passageiros. Todos os navios da Scandlines têm lanchonetes, bares, lojas e o Aurora também possui um restaurante à la carte adicional. Isso não se destina a viajantes, mas sim a residentes locais e outras pessoas que fazem uma ou mais viagens de retorno imediatas (os passageiros não precisam deixar os navios no porto). Viagens de retorno duplas ou triplas não são incomuns. Localmente, isso gerou uma nova palavra (um verbo ) - "tura" (sueco) ou "ture" (dinamarquês), que significa simplesmente "fazer pelo menos uma viagem de volta por diversão".
Em cada cidade, os terminais de ferry estão diretamente conectados às principais estações ferroviárias. Os trens partem de Elsinore para Copenhague 4 a 7 vezes por hora e chegam à Estação Central de Copenhague após 38 ou 55 minutos (em estações mais ao norte de Copenhague, como Østerport, mais rapidamente). [7] Duas linhas de trem locais diferentes partem da estação Elsinore. Ambas as linhas terminam em Hillerød , mas uma delas segue um caminho indireto, primeiro ao longo da costa da Zelândia do Norte. De Gilleleje , as trilhas se voltam para o sul e passam por Gribskov , uma das maiores florestas da Dinamarca. A rota curta leva 20 minutos para Hillerød, a longa rota 80 minutos.
Em Helsingborg, o terminal de balsas está conectado a uma estação de trem subterrânea. Todo o edifício é conhecido como " Knutpunkten ", "The Junction". O número total de passageiros de trens e balsas a torna uma das estações mais movimentadas da Suécia. Cerca de 50.000 passageiros (incluindo carros e caminhões) usam "Knutpunkten" todos os dias. [8] Helsingborg está localizada na linha principal da costa oeste da Suécia ("Västkustbanan"), mas os primeiros 25 km ao norte da estação "The Junction" (até Ängelholm ) consistem apenas em uma ferrovia de via única, com curvas muito acentuadas. e uma elevação íngreme na parte norte da cidade.Landskrona , Lund e Malmö através da ponte de Øresund para Copenhague . Por isso, é possível fazer uma viagem completa ao redor do Øresund com o uso de trens e a rota HH Ferry. O local Pågatågen também parte de "The Junction", em quatro direções.
Em 2017, a Scandlines iniciou um projeto que visa a energia elétrica através de enormes baterias, para não emitir gases de efeito estufa e outros poluentes. [10] Os motores antigos de queima de óleo (ou diesel) serão usados principalmente para carregar as baterias. A intenção final, no entanto, é abandonar totalmente os motores antigos. A parte inicial reduzirá, por exemplo, as emissões de dióxido de carbono em 50%.
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