Curtir no Facebook
segunda-feira, 11 de março de 2019
Lobinho cheio de pulga
Lobinho cheio de pulgas
Lobinho fica se coçando porque está cheio de pulgas
Confira esse vídeo do Lobinho que estaá cheio de coceira por causa das pulgas
Lobinho (Cerdocyon thous) é mamífero da família dos canídeos (incluindo espécies como o Lobo-guará, Raposa-do-campo e o Cachorro-do-mato-vinagre), e se encontra dividido pela América do Sul. É, também conhecido como: cachorro-do-mato, graxaim-do- mato, graxaim, raposa, lobete crab-eating fox, crab-eating zorro, common zorro, zorro de patas negras, perro de monte, lobo, zorro de monte, zorro perro, zorro común, zorro perruno; sendo esses nomes para diferentes regiões, sendo as últimas em espanhol.
Três, das suas cinco subespécies , podem ser encontradas no Brasil, sendo elas: C.t. entrerianus, encontrada no sul e sudeste do Brasil; C. t. azarae, no sudeste, centro-oeste, assim como a C.t. thous, ambas podem ser localizadas no nordeste e norte do Brasil.
É uma espécie considerada notívaga (seres que possuem maior atividade durante a noite), com tamanho aproximado em 65 cm de comprimento e 40 cm de altura, pesam entre 5 e 8 kg. Esses animais dispõem de uma pelagem cinza-clara de base amarelada e sua faixa dorsal é negra (estendendo-se da nuca à extremidade da cauda que apontada para trás e para o chão com grande quantia de pelos longos e escuros). Há também indivíduos com pelagem diferente, mais clara, em um mesmo local, que pode ser observado no norte do Pantanal e na Mata Atlântica em São Paulo, tornando-se necessários mais estudos acerca das diferenças de coloração. Possuem patas escuras (ou pretas) e orelhas arredondadas, medianas e escuras nas pontas. Focinho comprido e moderadamente estreito. Abrigam-se em ocos de árvores e tocas. É uma espécie que não apresenta dimorfismo sexual (diferentes características não sexuais entre entre indivíduos macho e fêmea). São indivíduos onívoros, assim sua dieta inclui frutas e também presas animais, incluindo-se carcaças de animais mortos. E, como consequência desta última, podem ser atropelados, pelo consumo de carcaças animais às margens da pista. Pesquisas apontam que que está no topo da lista de animais silvestres que morrem atropelados.
O lobete é um canídeo que avistado em vários habitats incluindo todos os tipos de ambientes, sendo esses: Savanas (Cerrado, preferindo áreas de cerradã ), Florestas Subtropicais, Florestas espinhosas de cactus, matas arbustivas, Caatinga, Planícies e Campos, dentre outros. É disseminado pela América do Sul, aparecendo no Norte da Colômbia; Venezuela; distribuído no Brasil; em todo Paraguai e Uruguai; norte da Argentina; na Bolívia a leste dos Andes; sendo pouco registrados em Suriname e Guiana. Foi registrada no Panamá recentemente.
Na Amazônia, suas localizações são nordeste do rio Amazonas e rio Negro, sudeste do rio Amazonas e Araguaia. Na Bolívia, é encontrado ao sul do rio Beni.
Estudos realizados e comparados a um dos estudos realizados pela Universidade Federal de São Carlos, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, observa-se as utilizações de recursos do habitat e padrões indicam certa aproximação da espécie com regiões alteradas e cultivadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário