Maritacas comendo
A maritaca (Psittacara leucophthalmus), também conhecido por periquitão-maracanã, aratinga-de-bando, é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae. Apresenta outros nomes populares como: araguaí (São Paulo e Minas Gerais), araguari, aratinga, arauá-i, aruaí, cravo, guira-juba, maracanã, maracanã-malhada, maricatã (Minas Gerais).
A maritaca se alimenta principalmente de frutos e sementes. Os casais nidificam isoladamente em ocos de pau, palmeiras de buriti, paredões de pedra, e também embaixo de telhados de edificações humanas, o que ajuda muito na sua ocupação de espaços urbanos. Mantêm-se discretos quando nidificam em habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando pousados em árvores até que possam voar para o ninho sem serem percebidos. Como a maior parte dos psitacídeos, não coletam materiais para a construção do ninho, colocando e chocando os ovos diretamente sobre o solo do local de nidificação. Quando nidificam em habitações, costumam roer fios e causar curto-circuitos.
Habita florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de buriti nas planícies, até 2500 metros. Não frequenta regiões com rios de águas escuras, e em geral encontra-se em terras baixas. Voa em bandos de 5 a 40 indivíduos. Dorme coletivamente em variados lugares. É muito frequente em áreas urbanas como do Rio de Janeiro, onde passam voando em bandos grandes fora do período de reprodução.
Não é considerada como sendo ameaçada, embora o comércio internacional (tráfico) venha afetando suas populações.
Link do vídeo: https://youtu.be/pxsPZyoAdpw
fonte: http://www.wikiaves.com/periquitao-maracana
Nenhum comentário:
Postar um comentário