Curtir no Facebook

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Anêmona do mar - Urticina piscivora





Anemona do mar - Urticina piscivora

Urticina piscivora
Nomes comuns: Anêmona que come peixe e urticina que come peixe , é uma espécie do nordeste do Pacífico da família Actiniidae.
Urticina piscivora é uma anêmona grande, crescendo até uma altura máxima de cerca de 20 cm (8 pol) e 10 cm (4 pol) de diâmetro. A coluna é de cor vermelha brilhante. O acontia está ausente, mas possui tubérculos. Estes não são brancos e estão dispostos em linhas circunferenciais. Normalmente eles não acumulam detritos como conchas e areia.
Essa anêmona é composta de três camadas de células chamadas epiderme, mesoglea e gastrodermis. A epiderme forma a camada mais externa, enquanto a mesogléia está situada entre as outras duas camadas. A camada mais interna, a gastroderme, também conhecida como cavidade gastrovascular, funciona como o intestino da anêmona. O intestino da anêmona que se alimenta de peixe é dividido em compartimentos por lençóis de tecido chamados “septos”. Essas folhas de tecido se transformam em tentáculos na superfície da anêmona. Os tentáculos de muitas espécies de anêmonas são encontrados em múltiplos de seis. Ao contrário de outras anêmonas, a anêmona que come peixe não possui um acontia, que é um tecido semelhante a um fio composto de células picadas que funcionam como um mecanismo de defesa para proteger contra predadores. No entanto, esta anêmona em particular possui tubérculos.
Esta espécie pode ser confundida com Urticina crassicornis . Embora ambos possam ter uma coluna vermelha, os tentáculos de U. crassicornis normalmente têm faixas transversais, e manchas verde-oliva são comumente encontradas na coluna.
Esta espécie ocorre do Alasca no norte, até La Jolla , Califórnia no sul.
Como o próprio nome sugere, esta espécie é capaz de capturar e consumir pequenos peixes e camarões. Faz isso através do uso de seus tentáculos, picando suas presas com uma toxina potente contendo proteína Upl que os paralisa. No entanto, Oxylebius pictus (o greenling pintado) e Lebbeus grandimanus (camarão listrado ) têm a capacidade de permanecer entre os tentáculos sem serem prejudicados. O ferrão também pode ser severamente doloroso para os seres humanos.
Ao contrário de outras anêmonas-do-mar que são na maioria sésseis, Urticina Piscivora tem a capacidade de se destacar rapidamente e se reposicionar quando se sente ameaçada por uma estrela do mar predatória. Como essa anêmona é incapaz de nadar ativamente uma vez desanexada, ela é depositada em outro lugar pelas correntes.

#animal #animales #animal #animals #invertebrados #fish #aquarium #aquário

Link do vídeo:
https://youtu.be/eLjgJYbMtm0

Veja também:

Pirarucu
https://youtu.be/C4kbjCqX5jw

Piranha vermelha
https://youtu.be/qTwvSBpCb8o

Pacu
https://youtu.be/qonujZLupF0

Nenhum comentário:

Postar um comentário