Curtir no Facebook

segunda-feira, 13 de abril de 2020

SUIRIRI





SUIRIRI. O suiriri (Tyrannus melancholicus) é encontrado em todo o Brasil. Adapta-se até aos maiores conglomerados urbanos, desde que haja alguma arborização. Pode ser visto no meio de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo. A população do sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai (parte) é completa ou parcialmente migratória. Seu nome popular, de origem onomatopeica, origina-se de sua vocalização “si-ri-ri”.
Costuma ficar pousado em poleiros expostos, seja na parte alta da mata, seja em arbustos. Usa também fios, cercas e estruturas criadas pela ação humana.
Vive solitário ou em casais, muito agressivos entre si.
Ocorre em todo o Brasil e desde os Estados Unidos a quase toda a América do Sul. É uma espécie muito observada no estado de Santa Catarina entre setembro e começo de abril, época em que ocorre sua nidificação (dezembro/janeiro). Algumas populações migratórias possuem asas mais pontudas, o que pode ser explicado como uma adaptação para voos longos.
A população ocorrente na Argentina, Uruguai, grande parte do Paraguai, extremo sudeste boliviano e sul do Brasil é migratória, indo para a Amazônia a partir de março/abril. Retorna em outubro, passando pelo Pantanal em abril/maio e em setembro/outubro.

SUIRIRI:
https://youtu.be/vL9Cz9KoYcU

Veja também:

CARRO DE BOI 🐂:
https://youtu.be/2FgFN14NwPU

Nenhum comentário:

Postar um comentário