Curtir no Facebook

domingo, 20 de outubro de 2019

Cutias, Animais selvagens do Brasil, Fauna brasileira





Cutias, Animais selvagens do Brasil, Fauna brasileira



Dasyprocta azarae é uma espécie de roedor de porte médio de hábitos noturnos da família Dasyproctidae. São terrestres e cavam galerias nas margens dos rios, no chão da floresta e principalmente nas raízes das árvores. Correm com grande rapidez entre a vegetação, e utiliza sempre o mesmo caminho, cada buraco é ocupado por um único animal.



É conhecida com o nome popular de cutia no Brasil. O nome Dasyprocta azarae vem de Félix Manuel de Azara, que foi um oficial espanhol no comando da descoberta da fronteira do Paraguai por volta de 1781.



A cutia, possui um valioso papel ecológico, pois é uma ótima dispersora de sementes resultado das suas patas bem desenvolvidas, característica essa que auxilia no hábito da mesma de enterrar grãos. A Cutia se alimentam de frutos, folhas, sementes, raízes e plantas suculentas. É importante ressaltar que vivem em pares permanentes e área de vida da espécie possui lugares fixos para dormir, comer e forragear.



Ameaças

A Cutia sofre atualmente de forma consistente com a caça e fragmentação do seu habitat principalmente por conta do desmatamento. A mesma é um dos mamíferos mais perseguidos pelos caçadores. A forma mais comum de caçá-las é através de armadilhas, uma caixa com comida (geralmente com frutas como banana), cuja tampa se fecha assim que a cutia entra. Depois, ela é morta com uma espécie de espeto de ferro, introduzida pelas frestas da própria caixa que serve de armadilha.





Cutias, Animais selvagens do Brasil, Fauna brasileira: https://youtu.be/Z7WLNo_FfZI



#cutia #cutias #fauna #faunabrasileira #faunadobrasil #animaisselvagens #animaisdobrasil #mamiferos #mamiferosbrasileiros #animaisselvagens #agouti

Nenhum comentário:

Postar um comentário