Curtir no Facebook
sábado, 19 de outubro de 2019
Hiena malhada
Hiena malhada
A hiena-malhada (Crocuta crocuta) é a maior representante da família das hienas (Hyaenidae) sendo que uma fêmea adulta pesa de 70 a 90 kg, sendo até 12% maiores que os espécimes machos.
A hiena-malhada vive em regiões da savana africana, sendo considerada um extraordinário predador. A fama de serem carniceiras não é merecida, pois são consideradas por alguns como caçadoras formidáveis, perseguindo suas presas a velocidades de até 64 km/h e caçando em grupos com até 100 indivíduos. Por possuírem um coração "grande", seu vigor é igualmente notável, capazes de manter a perseguição a uma presa por longos períodos.
Hienas malhadas são as maiores das hienas existentes. Sua pelagem é mais curta do que de outras espécies. As fêmeas são consideravelmente maiores que os machos, medindo até 1,70 m de comprimento e pesando em media 80 kg.Hienas-malhadas possuem pontos negros, como já diz seu nome, possuem a parte da frente do corpo levemente mais alta, assim dando ao aspecto mais famoso e conhecido nas hienas, seu rosto se assemelha muito a um canino, e suas orelhas são de fato arrendondadas.
Sua boca é formada por dentes super fortes e afiados, ideal para quebrar ossos e roer chifres e cascos. Somando com fortes músculos da mandíbula, que podem gerar umas das mordidas mais fortes do reino animal, com cerca de 565,7 newtons na ponta canina e 985,5 newtons no dente carniceiro (dentes traseiros). Umas das formas de deduzir a idade de uma hiena é observando seus dentes.
As maiores populações conhecidas da hiena-malhada ocorrem no ecossistema do Serengeti, na Tanzânia (em número estimado de 7200 a 7700 indivíduos), no Parque Nacional Kruger, na África do Sul (1300 a 3900) e na Reserva Nacional de Masai Mara, no Quênia (cerca de 500 a 1000). Em várias centenas, os indivíduos ocorrem em áreas de conservação do Zimbábue, no Selous Game Reserve na Tanzânia e na região do Okavango, em Botsuana. Hienas-malhadas são consideradas pela IUCN como espécie com pouco risco de extinção em Botsuana, Etiópia, Guiné Bissau, Quênia, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Zimbábue. Elas são consideradas uma espécie ameaçada em Benin, no Burundi (onde se pensa estar à beira da extinção), Camarões, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Ruanda e Serra Leoa. Estão extintas na Argélia e no Lesoto. Existe uma carência de dados sobre o número de hienas-malhadas em Angola, Burkina Faso, República Centro-Africana, Chade, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Eritreia, Guiné Equatorial, Gana, Guiné, Malawi, Moçambique, Senegal, Somália, Sudão, Suazilândia, Togo, Uganda e Zâmbia.
Hiena malhada: https://youtu.be/aRZ3s4Cd0KE
#hiena #hyena #hienamalhada #hienas #fauna #faunadaafrica #africananimals #animals #animales #animais #zoo #zoosantoinacio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário