Curtir no Facebook
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
Sanhaçu cinzento capturando aranha
Sanhaçu cinzento capturando aranha
O sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca) é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaçu-do-mamoeiro, sanhaçu, sanhaçu-comum, sanhaçu-da-amoreira, e no Nordeste como pipira-azul (Piauí) e sanhaçu-azul (Natal/RN) e sanhaçu-de-ateira (Ceará). É uma das aves mais comuns do país, conhecida por realizar acrobacias em meio a disputa por frutas com outros pássaros.
Possui três subespécies:
Tangara sayaca sayaca (Linnaeus, 1766) - ocorre do Paraguai até o nordeste do Brasil, sudoeste do Peru, Uruguai e nordeste da Argentina;
Tangara sayaca boliviana (Bond & Meyer de Schauensee, 1941) - ocorre no norte da Bolívia (Rio Beni até Río Mapiri);
Tangara sayaca obscura (Naumburg, 1924) - ocorre na região centro sul da Bolívia até o este da Argentina .
Frutos, costuma consumir muito o fruto da aroeira-mansa (Schinus terebinthifolius), folhas, brotos, flores de eucaliptos e insetos, entre estes os alados de cupim (“aleluias” ou “siriris”) capturados em voo. Vive normalmente na copa das árvores em busca dos frutos maduros, mas é intrépido o suficiente para apanhar também os caídos, preferindo até os que já estejam infestados de larvas e desfrutando-os com outras aves, como a saíra-amarela e o sabiá-da-praia. Aprecia muito os frutos do tapiá ou tanheiro (Alchornea glandulosa). Costuma frequentar comedouros com frutas, como a banana e laranja. Foi observado em Jaú-SP um sanhaçu-cinzento alimentando-se das flores de um ipê-amarelo (João de Almeida Prado).
O ninho, construído pelo casal, é compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares, com um diâmetro externo de cerca de 11 centímetros. Fica escondido na vegetação densa, numa forquilha de árvore, em alturas variáveis. A fêmea põe de 2 a 3 ovos de cor branca, pintados de marrom, semelhantes ao dos sabiás, só que menores, e é responsável pela incubação, que dura de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade.
Quando um macho apronta-se para agredir outro, seu canto torna-se rouco e monótono. Anda quase sempre em casais ou pequenos bandos. Também é visto junto com outra espécie de sua família, como o sanhaçu-do-coqueiro, cujo canto é bem parecido.
Ocorre nas regiões tropicais e subtropicais ao sul da Amazônia e a leste dos Andes.
Sanhaçu cinzento capturando aranha: https://youtu.be/OpSCn5f-RHg
#ave #sanhaçu #sanhaço #sanhaçucinzento #passaros #pajaros #bird #birds #birding #birdwatching #aves #animais #vidaselvagem #fauna #faunadobrasil #faunabrasileira #wildlife
sanhaçu - sanhaço - sanhaçu cinzento - sanhaçu azul - Tangara sayaca
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário